quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lenda do Pirarucu

Pirarucu é um peixe da região amazônica que pode alcançar cerca de 2 m de comprimento. Sua carne é bastante utilizada em pratos típicos, o que faz com que o pirarucu seja bastante conhecido na região.


Para explicar a origem do pirarucu os índios contam que antes de ser um peixe Pirarucu era um jovem índio guerreiro, valente, orgulhoso, vaidoso, injusto e que gostava de praticar maldade ao contrario de seu pai que era um bom homem.

Um dia durante a ausência de seu pai que visitava algumas tribos vizinhas, Pirarucu aproveitou a ocasião para fazer de refém os índios  da própria aldeia e executa-los sem motivo algum.

Foi então que Tupã, Deus dos deuses resolveu castiga-lo com uma forte tempestade que caiu dos céus sobre a floresta. Em seguida com sua arrogância Pirarucu começou a debochar de Tupã. Foi então que começaram a cair raios perto do índio que em seguida tentou fugir, mas não conseguiu, vencido pela força do vento caiu ao chão e um raio partiu uma árvore muito grande que caiu sobre sua cabeça, achatando-a totalmente. Ainda vivo o jovem guerreiro teve o corpo carregado facilmente pela enxurrada para as profundezas do rio, porém Tupã achou que a morte sera pouco para Pirarucu e não satisfeito resolveu castigar o jovem guerreiro transformando-o em um peixe avermelhado de grandes escama e de cabeça chata.


2 comentários: