quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lenda do Monte Roraima


O Monte Roraima esta localizado ao sul da Venezuela, ao norte do Brasil e oeste da Guiana constituindo a tripla fronteira, uma região de de terreno montanhoso com centenas de outras montanhas e montes chamados de Tepuis.

A lenda surgiu na tribo dos índios Macuxi que ali habitavam. Segundo os índios, antigamente no local onde hoje existe o Monte Roraima, existiam apenas terras baixas e alagadiças, cheias de igapó sem nenhum tipo de elevação naquelas terras.
As tribos que viviam naquela área não precisavam disputar comida, pois a caça e a pesca e outros frutos eram abundantes.
Em um determinado dia surgiu em um local uma bananeira, uma arvore que não era típica da região e que os índios Macuxi nunca tinham visto. De forma impressionante a arvore cresceu rapidamente e deu belos frutos.

Porém um recado divino foi dado aos pajés e estes logo avisaram a todos da tribo que jamais poderiam tocar ou comer os frutos da bananeira pois aquele era um ser sagrado e que caso isso acontecesse inúmeras desgraças aconteceriam ao povo daquela terra.
Todos passaram a temer e a respeitar as ordens dos pajés. Porém, ao amanhecer de um certo dia, a tribo percebeu que um cacho da bananeira havia sido decepado e em instantes vieram as consequencias da desobediencia.
A terra começou a tremer, trovões e relâmpagos rasgavam o céu deixando todos assustados. Os animais fugiram e começou a despencar muita chuva.


Em seguida do centro daquelas terras alagadas surgiu o Monte Roraima, elevando-se imponente até o céu.

É por tudo isso que, até os dias de hoje, acredita-se que o monte Roraima chora quando de suas pedras saem pequenas gotas de água.


2 comentários:

  1. Muito interessante esta estória ou história. Me lembrou muito estas outras aqui nestes links:

    http://www.lds.org/scriptures/bofm/3-ne/8.5-23?lang=por

    http://www.lds.org/scriptures/bofm/3-ne/9.3-12?lang=por

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantes essas lendas....vamos fazer uma dramatização da lenda do Monte Roraima.

    ResponderExcluir