quarta-feira, 11 de abril de 2012

Machu Picchu "A Cidade Perdida dos Incas"


Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no vale do rio Urubamba, nos Andes peruanos. Apesar de ser a mais velha ruína inca conhecida pouco se sabe de sua história. Acreditasse que a cidade foi abandonada no século XVI, na época da conquista espanhola, por razões e em circunstâncias ainda ignoradas, porém, nada é mencionado nas crônicas dos conquistadores espanhóis. Não há consenso sobre sua finalidade, mas alguns historiadores acreditam que ali existiu um importante centro religioso do império inca.

Machu Picchu

A cidade foi inteiramente construída com pedras, sem a utilização de cimento ou qualquer tipo de cola e curiosamente a pedras utilizadas na construção não existem próximas da cidade velando alguns historiadores a acreditarem que as rochas eram transportadas por vários quilômetros atravessando rios e florestas até chagar ao alto da montanha.


Por estar localizada no alto de um amontanha a 2400 metros de altitude a cidade ficou perdida ao mundo até 1911, quando foi descoberta pelo arqueólogo americano Hiram Bingham que comandava uma expedição da Universidade de Yale.




Existem teorias de que a cidade foi descorberta em 1867 por um alemão chamado Augusto Berns e que este explorava a cidade vendendo artefatos das ruinas da cidade perdida.
Porém foi o professor norte-amaricano Hiram Bingham que no dia 24/07/1911 apresentou ao mundo a cidade de Machu Picchu. Porém, naquela época, a meta de Bingham era outra: encontrar a legendária capital dos descendentes dos Incas, Vilcabamba, tida como o último refúgio e resistência do Império Inca contra os invasores espanhois, entre 1536 e 1572. Ao penetrar pelo cânion do Urubamba, Bingham, no desolado sítio de Mandorbamba, recebeu do camponês Melchor Arteaga o relato que no alto da velha montanha existiam ruínas de uma antiga cidade.

Hiram Bingham

O conhecimento dos muitos mitos que existem sobre as cidades perdidas, não fizem que Bingham desistise de sua busca, ele insistiu em ser guiado ao lugar, apesar de que para alcançá as runinas isso significasse subir por uma empinada ladeira coberta de vegetação.
Chegando ao cume, um dos meninos das duas famílias de pastores que residiam no local o conduziu ao local das construções arqueológicas em evidente estado de abandono há muitos séculos.
Quando Bingham chegou à cidade pela primeira vez, obviamente a cidade estava bem diferente do que estamos a costumados a ver por fotografias atualmente. A cidade estava tomada por vegetação nativa além de ser infestada de viboras.

Machu Picchu em 1911

Enquanto inspecionava as ruínas, Bingham, assombrado, anotou em seu diário:

“Would anyone believe what I have found?” (Acreditará alguém no que encontrei?).
Depois desta expedição, Bingham voltou ao local nos anos 1912, 1914 e 1915 reconheceu também outros importantes grupos arqueológicos proximoa a Machu Picchu como Sayacmarca, Phuyupatamarca, a fortaleza de Vitcos e importantes trechos de caminhos (Caminho Inca). Todos os restos encontrados como as evidências arquitetônicas levaram os investigadores a estimar que a cidade de Machu Picchu terminou de ser construída entre fim do século XV e início do século XVI.




Diversos exploradores levantaram mapas e exploraram detalhadamente o local e os arredores. Suas escavações em diversos lugares de Machu Picchu, permitiram-lhe reunir objetos de bronze, cobre, prata e de pedra, entre outros materiais. Ainda que não tenham sido encontrados objetos de ouro, os materiais identificado pelos pesquisadores eram suficiente para inferir que Machu Picchu remonta aos tempos de esplendor inca, algo que já evidenciava seu estilo arquitetônico.




Foragidos? Dizimados? Pouco se pode afirmar, mas muito se especula sobre seus povos. O certo é que com os templos, casas, observatório solar e todos os demais prédios do complexo de Machu Picchu, com suas grandes escadarias e extensos jardins, seguem desafiando o tempo até os dias atuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário