O prédio começou a ser construído em 1898 do outro lado do rio negro no município de Iranduba no estado do Amazonas para servir de hospedaria para imigrantes italianos que vinham a Manaus em busca de oportunidades de trabalho. Porém, devido a distancia da cidade, a hospedaria logo começou a não ter muita utilidade, pois Manaus crescia muito e começa a ter uma certa infra estrutura para poder abrigar os imigrantes na própria cidade.
Por anos a hospedaria passou por outras atividades que não vingaram, somente em 1924 voltou a ser ativada tendo os imigrantes novamente como causa raiz da ativação, porém o objetivo da hospedaria não era abrigar simples hospedes, e sim pessoas infectadas com a lepra que se espalhava por Manaus/AM devido ao grande numero de imigrantes que trouxeram a doença.
Logo as autoridades buscavam uma alternativa para manter bem longe os leprosos da burguesia, e viram Paricatuba como uma solução.
O leprosário funcionou até o ano de 1962 até que foi desativado e os pacientes foram transferidos para a Colônia Antonio Aleixo em Manaus/AM.
O prédio que foi construído com paredes internas revestidas com azulejos, assoalhos de pinho, janelas em estilo colonial e calhas de cobre, atualmente mais parece o cenário de uma cidade fantasma de um filme de terror. O local tem grande potencial turístico, imaginem o prédio todo restaurando servindo como um museu que contaria todas essas historias, com fotos, maquetes, documentos e objetos da época e que geraria renda para a comunidade. Infelizmente as ruínas de Paricatuba são mais descaso de nossas autoridades com nossos patrimônios públicos.
Para saber como chegar a Vila de Paricatuba: http://aventurasamazonia.blogspot.com.br/2012/09/irandubaam-010912.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário